Por muitos anos entendi o emprego dos termos LOGO e LOGOTIPO como correto e LOGOMARCA como equivocado.
É o resultado de uma crença reforçada por textos e imagens que circulam na web, afirmando que LOGOMARCA é um neologismo e que MARCA quer dizer "significado" em germânico.
Como encontrei estas informações repetidas vezes, inclusive em veículos com credibilidade - mas principalmente porque "casavam" com o que eu havia aprendido - aceitei-as como corretas (este match com o modelo mental é uma poderosa armadilha para não questioná-las).
A pesquisa que fiz, mostrou-me que o termo LOGOMARCA faz sentido sim.
Nova pesquisa mostrou-me também que LOGOMARCA não é um neologismo. Existe LOGOMARK no mercado americano.
Basta procurar Logotype vs. logomark no Google. Ou clique nos títulos que seguem:
a. Logotype cv. logomark vs. logo: What is the difference?
b. Logo, Logomark, Logotype - What's the difference and what do you need?
c. What’s the difference between a logotype and a logomark?
d. Logotype vs logomark what’s the difference?
Em outras palavras, as informações que circulam no meio publicitário e de design no Brasil estão equivocadas. A percepção que tenho, é que uma vez postadas, foram aceitas e replicadas inúmeras vezes, ampliando o seu alcance e reduzindo o seu questionamento.
* O aprendizado que desejo compartilhar é esse: questione e, principalmente, faça a sua própria pesquisa, verifique dados e cheque sites em outras línguas para evitar informações replicadas (e possivelmente erradas) em sites brasileiros.
OBSERVAÇÃO 1: O uso dos termos LOGO, LOGOTIPO, LOGOMARCA e MARCA não é normatizado no Brasil. Ou seja, cada profissional faz uso deles conforme sua vontade e crença.
OBSERVAÇÃO 2: O intuito aqui é jogar luz sobre o assunto, clarificar e explicar sem julgamento.
OBSERVAÇÃO 3: Recomendo que você designer, publicitário, profissional de Marketing e/ou Branding, mesmo cliente, assegure de cara em reuniões que todos estejam falando do mesmo objeto, mesmo que com termos distintos.
Enxergo nas denominações utilizadas no mercado norte-americano (eles sabem pouco sobre o assunto ...) uma uniformização da termologia seguindo explicações extremamente simples, lógicas e uniformes - mesmo com exceções, como veremos a seguir:
. LOGO: é o elemento que identifica visualmente a empresa, independentemente de suas características. É uma expressão que atende 99% dos casos em que se conversa sobre o assunto sem causar polêmica. Altamente recomendável.
. LOGOTIPO: é a identidade de uma empresa representada por letras de suas iniciais ou de seu nome.
. LOGOMARCA: é a identidade de uma empresa representada por um símbolo ou ícone.
Exemplos para um LOGOTIPO são logos como do Google, Lego, Dell, Coca-Cola, Visa, Sony, IBM, Netflix, Nespresso, SIEMENS e FIFA, entre tantos outros.
A coisa fica divertida quando olhamos, por exemplo, para a Lufthansa - a maior companhia aérea alemã. O pássaro no círculo é a LOGOMARCA, o Lufthansa em texto, o LOGOTIPO. São usados pela empresa em diversas combinações. O pássaro (LOGOMARCA) é utilizada sem o nome (LOGOTIPO) em uma série de aplicações.
Esta variação na combinação dos dois elementos é um recurso amplamente empregado por grandes marcas. Sua vantagem é permitir o uso da composição mais forte da identidade da empresa em diferentes meios. Quanto maior a presença e o awareness da marca, mais interessante utilizar este recurso - a autonomia do LOGOTIPO e da LOGOMARCA - para ampliar a visibilidade da empresa.
PARA A MARCA É ISTO O QUE VALE. E O QUE IMPORTA.
Esta verdade é explorada ao extremo pelo McDonald's. Hoje a marca é representada pelo M amarelo sobre fundo vermelho. Aqui mais um ponto de diversão: se você enxerga o M (uma letra), temos um LOGOTIPO. Se você enxerga dois arcos como símbolo da rede de fastfood, temos uma LOGOMARCA. Escolha. Outro exemplo disso é o logo do Carrefour: há quem veja um C no losango (LOGOTIPO) e muitas pessoas só enxergam um grafismo vermelho e azul (LOGOMARCA).
Fato é que o McDonald's é um exemplo da comunicação que explora a autonomia dos elementos separados e sabe empregá-los juntos também. Com maestria e ousadia. Elas são tão presentes na gestão da marca, que o próprio nome, o LOGOTIPO (sempre na mesma fonte e cor nas fachadas), tem sua composição alterada sem criar nenhum dano à marca. Pelo contrário. Mas espere, Méqui então é o novo LOGOTIPO da rede?
Para deixar o assunto mais divertido ainda, vamos analisar o LOGO da BMW?
Sugiro que se habitue a usá-lo e coloque a inócua discussão LOGOTIPO x LOGOMARCA na mesma gaveta de discussões sobre política, futebol ou qual foi o maior tenista, piloto de F1, boxeador, etc, de todos os tempos. Ou use a uniformização seguindo a (boa) explicação norteamericana, sabendo que sempre haverá logos que não se encaixarão nela.
Segundo a classificação norteamericana, o meu logo é outro exemplo onde estão reunidos LOGOMARCA e LOGOTIPO. Agrego ainda o SLOGAN emotion brand ethics ao LOGO. Puristas talvez desaprovem este conjunto, mas apresento meu LOGO sempre dessa forma, como uma unidade.
Obviamente não tenho o awareness da Nike, Lufthansa ou McDonald's, identificadas facilmente pelos suas LOGOMARCAS. Não faria sentido desmembrar o meu logo em LOGOMARCA e LOGOTIPO. O anel e as circunferências translúcidas somente fazem sentido como unidade, junto ao nome e ao SLOGAN.
Saiba mais sobre o meu logo baixando o seu CÍRCULO DA MARCA no site www.joyisall.com, onde apresento a minha metodologia de trabalho. O Círculo da Marca é a visão holística da mesma e possibilita que qualquer pessoa assimile os seus valores e saiba como aplicar o logo. É o primeiro passo para a Marca Consciente comunicar de forma planejada e linear.
E você, tem um LOGOTIPO, uma LOGOMARCA ou uma mescla de ambos para representar a sua empresa? Conte-me.
Se desejar, deixe um comentário ou conte-me sobre o seu LOGO.
PS: Ainda temos a confusão entre os termos MARCA e LOGO. E os termos legais - MARCAS NOMINATIVAS, FIGURATIVAS ou MISTAS - para registro no INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Neste caso, há uma certa (e bem-vinda) normatização. Assuntos para novos posts.
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