Pular para o conteúdo principal

O Manifesto da Marca


Com certeza você já ouviu falar de Manifesto da Marca. O que é isto?

Checando em um dicionário, você fatalmente encontrará os seguintes sinônimos para manifesto: declaração, anúncio, exposição. O Manifesto da Marca é um mix desses três: uma declaração que anuncia e expõe no que a marca acredita. Por meio de um manifesto a marca abre o seu peito e apresenta a sua verdade. 

É naquilo que ela acredita, é o seu DNA, a sua alma, o seu chamado - podemos denominar como desejarmos - é o que a motiva e o que ela considera inegociável.

Explico sempre que é como uma declaração de amor da marca ao mercado e aos seus clientes: "Isto sou eu. É o que me estimula todos os dias a levantar e trabalhar com prazer e afinco. Se você gosta do que vê, se você enxerga seus valores pessoais refletidos aqui, convido você a caminhar ao meu lado."

Um manifesto não fala de serviços e não fala de produtos. Um manifesto não tem função vendedora. 

Sua função é mostrar que a marca tem uma visão que transcende o lucro comercial, que ela enxerga além. É esta visão maior que o manifesto compartilha. 

É um processo rico, mas não sempre fácil, escrever o texto / roteiro do Manifesto da Marca. Muitas empresas não possuem um imagem clara do seu propósito e, por tabela, não conseguem determinar a sua verdade. Não conseguem responder o que faz com que elas fazem o que fazem. O mercado percebe isto inconscientemente. Pode comprar os seus produtos e/ou serviços, mas é por pura conveniência. Não se construíu qualquer vínculo emocional ou grau de fidelidade.

Talvez ainda pior do que o mercado, são os colaboradores: eles também percebem a ausência de uma visão maior. Sentem falta do norte intangível que a marca autenticamente busca e vive. Empresas que possuem um Manifesto da Marca verdadeiro, ou seja - realmente agem de acordo com o que promulgam - são um campo magnético: atraem talentos. 

O Manifesto da Marca serve justamente para isto: criar um vínculo emocional ao expor a face humana da marca. É o momento em que a marca abraça o coração de seu cliente. E do colaborador.

Um exemplo está aqui, no Manifesto da Marca RIO. É uma mensagem humana, de fé nas pessoas e em seus talentos. É uma afirmação da crença em Deus, com orgulho e assertividade. Você dificilmente vai achar que esta empresa é uma metalúrgica. Mas é. O que a torna única é um claro viés humano que ela soube externar muito bem. Para as pessoas na região de Rio do Sul (Santa Catarina) onde está instalada, hoje é um sonho de consumo trabalhar na RIO.

As pessoas querem ser reconhecidas financeiramente por suas competências, é claro. Mas no médio e longo prazo a satisfação (e a consequente retenção de talentos) só se dá a partir do momento em que o colaborador se enxerga como parte de algo maior. Algo que lhe supra o seu anseio de contribuir para a criação de um mundo de justiça e de direitos iguais para todos. 

O ser humano é essencialmente colaborativo. É surpreendente como se fala disso hoje como se fosse uma grande descoberta. 

O Manifesto JOY IS ALL é no que eu acredito. Estamos aqui para criar e ter a opção de definir o que vamos deixar e de como seremos lembrados. Porque quando nós nos formos, não levaremos sequer o oxigênio em nossos pulmões. 

Não levamos absolutamente nada. Apenas deixamos. É nossa opção determinar o que. É o que determina como seremos lembrados. Opto por deixar JOY. Simplesmente, alegria. Baixe o texto do Manifesto JOY IS ALL aqui

Note que em nenhum momento a minha atividade - gestão de marcas e a criação de conceitos de comunicação - é abordada. No entanto, o conteúdo reflete a minha mais profunda convicção pessoal e, ao convidar novos clientes para assistir o Manifesto antes de uma reunião, crio uma base muito mais ampla e humana para o desenvolvimento da conversa / projeto. 

O Manifesto da Marca tira o foco do racional (o patamar onde os seus concorrentes estão posicionados) e agrega um valor emocional à sua marca, diferenciando-a.

E a sua marca? Qual é a verdade dela? Qual legado deixará? 

Se desejar, deixe um comentário ou conte-me sobre a sua visão de mundo.


Comentários

Popular Posts

O que um bang-bang pode te ensinar sobre o propósito da marca.

A ausência de novos e bons filmes de bang-bang nas plataformas de streaming me levaram a pesquisar no YouTube. Para um adepto do gênero western, há um prato cheio ali. A maioria são Spaghetti-Westerns, reconhecíveis pelos roteiros previsíveis e, geralmente, produções simples. Ainda assim, um bom entretenimento. De repente, me deparo com o filme “The Magnificent Seven” . O que me chamou a atenção foram os atores: Yul Brynner, Steve McQueen, Charles Bronson, James Coburn e Robert Vaughn , entre outros. É como se reuníssemos hoje Denzel Washington, Mel Gibson, Tom Cruise, Brad Pitt e Keanu Reeves em um único filme. Decidi assistir e vi de cara que era um filme que já havia visto anos atrás. Como não lembrava do final, resolvi assistir novamente. O interessante foi que tive uma leitura completamente distinta do filme . Se anos atrás apenas enxerguei um bom bang-bang, desta feita enxerguei uma história com uma proposta bem mais profunda e uma poderosa mensagem . Resumindo, temos sete pisto

Logotipo x Logomarca? Parte 2 ou Use simplesmente LOGO

Completando o assunto do post anterior , inicio este compartilhando um valioso aprendizado*.  Por muitos anos entendi o emprego dos termos LOGO e LOGOTIPO como correto e LOGOMARCA como equivocado.  É o resultado de uma crença reforçada por textos e imagens que circulam na web, afirmando que LOGOMARCA é um neologismo e que MARCA quer dizer "significado" em germânico.  Como encontrei estas informações repetidas vezes, inclusive em veículos com credibilidade - mas principalmente porque "casavam" com o que eu havia aprendido - aceitei-as como corretas (este match com o modelo mental é uma poderosa armadilha para não questioná-las). A pesquisa que fiz, mostrou-me que o termo LOGOMARCA faz sentido sim . Nova pesquisa mostrou-me também que LOGOMARCA não é um neologismo. Existe LOGOMARK no mercado americano.  Basta procurar Logotype vs. logomark no Google. Ou clique nos títulos que seguem: a. Logotype cv. logomark vs. logo: What is the difference?   b. Logo, Logomark, Logo